“PLANTE FLORES, MINHA FILHA”! - Dariely de Barros Gonçalves

 A mãe de uma grande amiga - daquelas que a gente quer sempre por perto -, dizia sempre a ela: - “Plante flores, minha filha”. Minha querida amiga levou este precioso conselho para a sua vida e, até hoje, sabe que “Flor é tudo”. Sua mãe ao lhe oferecer este valioso conselho, certamente, não se referia apenas às flores coloridas e perfumadas que embelezam nossos campos, jardins, canteiros e casas, mas, principalmente, às flores da vida, das amizades e dos amores.

Quanta delicadeza, sensibilidade e verdade neste legado que, felizmente, compreendida, em toda a sua profundidade, tem norteado a sua vida. Não fosse assim, minha amiga não nos ofereceria diariamente, as flores da sua generosidade, da sua palavra, da sua sabedoria e do seu afeto.

Então eu me peguei pensando naqueles amigos que deixamos de ver, saber, não encontramos mais; naqueles amigos que sem motivo foram jogados fora; naqueles  afetos que não valorizamos, não preservamos e se perderam no tempo ou pelo caminho e, também, entendi, o quão valioso é plantarmos flores!

Mas não apenas plantarmos. Mas regarmos, amarmos, cuidarmos. Além disso, é necessário escolhermos dentre tantas, aquelas flores que realmente irão embelezar, perfumar, acrescentar à nossa vida.  Nos sábios dizeres de Cora Coralina: “Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”. Eu me atreveria a acrescentar: se também não formos tocados por elas.

Contudo será que sabemos reconhecer quem são essas pessoas em nossas vidas? Será que somos uma dessas pessoas na vida de alguém? Será que estamos acrescentando algo de bom, útil e importante uns para os outros?  Será que estamos experimentando vínculos de entrega, troca e sentimentos genuínos?

 

É preciso ponderar sobre o nosso papel e o das pessoas em nossas vidas. É preciso reconhecer e valorizar a benquerença veraz que alimenta, enleva e eleva o nosso ser. É preciso plantar flores, regá-las, cuidá-las, amá-las e não deixá-las perecer pelo caminho, pois como bem sabe minha amiga, “Flor é tudo”!

 

 


 

Postar um comentário

0 Comentários