Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: Obra em verso em que há poesia.
"Quem seria capaz de julgar pelos escritos de um poeta o que ele realmente sente? A sua dor, alegrias, angústias ou segredos...
Penso que para tal julgamento deveríamos, no mínimo, ter mais conhecimento da vida particular de cada poeta em questão.
Mesmo porque, sentimentos e poemas não se explicam. Um poeta jamais deve se explicar, apenas sentir e escrever, como sabemos.
O poema é uma fantasia. Se fosse realidade, não teria sentido, pois é feito de utopias e sonhos, não de fatos obrigatoriamente reais. A realidade mata a Poesia. São opostos.
O mais importante da Poesia, na obra poética, é o lirismo, o imaginário, para onde todos os poetas tentam uma fuga. Como disse o poeta Carpinejar em uma entrevista, " O poeta não vê somente uma cadeira, tudo se transforma em poesia".
Julgarmos um poeta e seu poema é cairmos no vazio.
Ele pode ser quem quiser, por exemplo, Fernando Pessoa, em sua extensa obra com seus vários heterônimos. Quem o julgou por ser vários? Quem realmente foi Fernando Pessoa? Não sabemos o que o motivou na alma a ser tantos. Foi um grande poeta, já nos basta, pois o lemos também com a alma. Enfim, muito se fala de posturas poéticas nas redes sociais. Mas o que mais circulam, são ofensas pessoais, egocentrismos e muitos achismos, como em todos os segmentos.
Não tenho um compromisso poético, sou amante da poesia, eu tenho "respeito poético" por todos, mesmo pelos quais não simpatizo, pois reconheço o seu trabalho, assim, aprendo todos os dias a expressar melhor meus sentimentos a quem os compartilhe. Antes de julgar, reflita : O que eu faço pela Poesia? Meus poemas são bons o suficiente para que eu possa atear críticas aos demais? ___ Será?
E vale sempre o bom e velho dito popular : Os incomodados que se retirem!
0 Comentários
POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!