André Carrara
(fonte: http://fotoexpresso.imusica.com.br/fotos/584.jpg)
Na próxima segunda-feira, 7 de dezembro, às 20h,
Entrada franca ou doação de um brinquedo
No Auditório do Goethe (24 de outubro, 112 – Porto Alegre)
Carrara foi pianista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, é pianista da Ospa. Elogiado pelo pianista Nelson Freire, ele escolheu um dos repertórios mais difíceis para piano, os 24 Estudos para Piano de Chopin.
A campanha “Doe um Brinquedo, Adote um Sorriso” já arrecadou mais de 1,2 mil brinquedos. Entre as instituições a serem contempladas com os brinquedos, neste Natal, estão a Casa de Nazaré, o Lar Restaurar, a Escola da Vida, Grupo de Apoio à Criança Soropositiva Mais Criança e Creche Piu-Piu, entre outras.
ANDRÉ CARRARA – PIANO
PROGRAMA
FREDERIC CHOPIN
12 ESTUDOS OP. 10 (1833), DEDICADOS A FRANZ LISZT.
Nº 1 ALLEGRO (DÓ M)
Nº 2 ALLEGRO (LÁ m)
Nº 3 LENTO MA NON TROPPO (Mi M)
Nº 4 PRESTO (DÓ # m)
Nº 5 VIVACE (SOL b M)
Nº 6 ANDANTE (MI b m)
Nº 7 VIVACE (DÓ M)
Nº 8 ALLEGRO (FÁ M)
Nº 9 ALLEGRO MOLTO AGITATO (FÁ m)
Nº 10 VIVACE ASSAI (LÁ b M)
Nº 11 ALLEGRETTO (Mib M)
Nº 12 ALLEGRO COM FUOCO (DÓ m )
INTERVALO
12 ESTUDOS OP. 25 (1837), DEDICADOS À CONDESSA D’AGOULT.
Nº 1 ALLEGRO SOSTENUTO (Láb M)
Nº 2 PRESTO (FÁ m)
Nº 3 ALLEGRO (FÁ M)
Nº 4 AGITATO (LÁ m)
Nº 5 VIVACE (MI m)
Nº 6 ALLEGRO (SOL# m)
Nº 7 LENTO (DÓ # m)
Nº 8 VIVACE (RÉ b M)
Nº 9 ALLEGRO ASSAI (SOLb M)
Nº 10 ALLEGRO CON FUOCO (SI m)
Nº 11 LENTO/ALLEGRO CON BRIO (LÁ m)
Nº 12 MOLTO ALLEGRO CON FUOCO (DÓ m)
Tempo total do programa com intervalo: aprox. 1 hora
OS ESTUDOS DE CHOPIN
A publicação dos Douze Grand Études op. 10, em 1833, forneceu ao mundo musical a primeira prova conclusiva sobre o profundo talento criativo de Chopin. Eles marcam o fim de sua adolescência artística. A publicação da sua segunda série de estudos, o op. 25, em 1837, confirma o início de sua maturidade como compositor e pianista.
Se tomarmos os 24 Estudos op. 10 e op. 25 para uma execução integral estaremos diante não só de problemas particulares a cada um, mas também diante de questões relacionadas à interação destas dificuldades. Um obstáculo comum a todos que se lançam à realização deste repertório é a resistência. Segundo o crítico e professor Dr. Celso Loureiro Chaves, “um pianista que coloque em seu programa todos os 12 estudos op. 10 (ou os 12 estudos op. 25) de Chopin estará fazendo uma declaração de confiança na sua habilidade técnica e na sua capacidade de resistência”.
CURRÍCULO DO PIANISTA
Pianista mineiro nascido em Ubá- MG, iniciou seus estudos musicais com Francisca de
Andrade Dias Paes (piano) e Maestro Marum Alexander (música de câmara e regência).
Freqüentou os primeiros anos do Curso Técnico no Conservatório Estadual Theodolindo José Soares (trompete - e piano), em Visconde do Rio Branco.
Em 1984 ingressou na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde em 1989 concluiu o Bacharelado em Música (piano), na classe do Prof. Dr. Heitor Alimonda. De 1989 a 1995 passou a se aperfeiçoar, inicialmente no Brasil e posteriormente na França, com a Profª. Drª. Nise Obino recebendo, neste período, aulas de alta interpretação do pianista Nelson Freire. Sob orientação do Prof. Dr. Jacob Herzog, obteve o grau de Mestre em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com dissertação sobre a execução integral dos 24 Estudos op. 10 e op. 25 de Frederic Chopin. Em 2006 iniciou, sob orientação da Profª. Drª Cristina Gerling e Prof. Dr. Ney Fialkow, o curso de Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Andrade Dias Paes (piano) e Maestro Marum Alexander (música de câmara e regência).
Freqüentou os primeiros anos do Curso Técnico no Conservatório Estadual Theodolindo José Soares (trompete - e piano), em Visconde do Rio Branco.
Em 1984 ingressou na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde em 1989 concluiu o Bacharelado em Música (piano), na classe do Prof. Dr. Heitor Alimonda. De 1989 a 1995 passou a se aperfeiçoar, inicialmente no Brasil e posteriormente na França, com a Profª. Drª. Nise Obino recebendo, neste período, aulas de alta interpretação do pianista Nelson Freire. Sob orientação do Prof. Dr. Jacob Herzog, obteve o grau de Mestre em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com dissertação sobre a execução integral dos 24 Estudos op. 10 e op. 25 de Frederic Chopin. Em 2006 iniciou, sob orientação da Profª. Drª Cristina Gerling e Prof. Dr. Ney Fialkow, o curso de Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
André Carrara obteve o reconhecimento do júri em diversos concursos:
9º Concurso Sul-Americano de Piano ‘ARTLIVRE’ – 1º lugar (SP);
Concurso Sul-Americano ‘Cidade de Goiânia’ – 1º lugar (GO);
International Piano Competition ‘Gina Bachauer’ – Laureado (USA);
International Piano Competition ‘G. B. Viotti’ – Semifinalista (Itália);
International Piano Competition ‘G. B. Viotti’ – Semifinalista (Itália);
Concurso Internacional de Piano ‘Heitor Villa Lobos’ – 3º lugar (RJ);
Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos – 1º lugar
(ES); Concurso Jovens Solistas Sul América – Vencedor (RJ), entre outros.
(ES); Concurso Jovens Solistas Sul América – Vencedor (RJ), entre outros.
E-mail de Daniely Votto Fontoura
Consultora FIEP
CI-CI 2010
0 Comentários
POEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!