Foi um espetáculo emocionante, daqueles de nunca mais esquecer.
Ali firmei laços tão profundos com os amigos que lá estiveram, que alimentam-me a alma até hoje, aquela visão do teto coberto de rosas, acompanha-me sempre.
Lá estiveram entre tantos amigos do ORKUT, Jorge Vargas, Clau Assi, Verluci Almeida, Duda (saudades!), Mell Glitter, Fátima Queiroz, Joyce Neia, Enise, Kema O'liver, Lucia Gonczy e Arlete Bistocchi, alguns bem presentes ainda, outros nem tanto, mas estão todos aqui no meu coração.
Naquele momento, no mês de julho, comemorávamos 3 anos de atuação, saindo do virtual para o real.
Éramos pioneiros em encontros como esses e fazíamos a grande festa da poesia.
Passados 5 anos daquele dia memorável, estamos de novo em Sampa, para realizar mais um evento Poemas, onde, hoje, como Presidente da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele criada em 2011, e desde este ano com contrato assinado por Doroty Dimolitsas, nossa Coordenadora /SP, com o Centro Cultural São Paulo. É a glória!
A Sala Adoniran Barbosa, com todos os equipamentos de som, luz, telão e técnicos à disposição, nos abraça e ilumina-se para promover a arte e a cultura. Foi divino!
Este dia 22 de agosto me emocionou, é muito talento junto, é a arte do encontro, da amizade da música, do canto e poesia. É muita arte e cultura sendo espalhada pelos ares de São Paulo, coisas que jamais pude prever lá nos meus delírios poéticos nos bate-papos do ORKUT, quando comecei em 2006.
A Diretora Geral Poemas, Claudete Silveira, acompanhou-me, vindas de Porto Alegre/RS.
Estávamos emocionadas e boquiabertas com o que conseguimos realizar. É um sonho que acontece todos os meses ali, onde gratuitamente levamos o melhor para o público.
Vieram especialmente de outros estados representantes do grupo Poemas, tornaram-se meus cúmplices deste momento de rara beleza e emoção, entrelaçamo-nos com a amizade, a poesia e a música e saímos todos certos de que fazemos a diferença.
A Basilina Pereira e Sigrid Spolzino Porto Pontes, de Brasília/DF), a Celma Capeche, Maria Do Carmo Bomfim, Rosângela Souza Goldoni (Niterói) e Telma Moreira do Rio de Janeiro e o Conselheiro Pinheiro Neto de Florianópolis/SC.
De São Paulo, da Associação Poemas estiveram presentes com sua poesia, Dú Karmona, Sonia Regina Parmigiano e Eliane Bezerra.
A Poemas agradece aos colaboradoras Lúcia Monteiro, Edson Monteiro e Marcos Bertazza (fotógrafos) e ao escritor e web designer Jairo Alves que vem todos os meses de São Vicente para o evento.
Naquela noite a escritora Madalena Daltro lançou seu livro Chiklit 2.
Agradecemos também ao músico Bill Brasil que brilhou com sua guitarra, junto com Li Guariglia no teclado, cantando e tocando suas músicas, entre elas Roda Gigante.
Julio Cesar de Souza, ex jogador do Corinthians, com deficiência auditiva, apresentou um concerto de piano, super especial aos presentes junto com a belíssima e talentosa cantora Ivni Freitas.
Ele falou sobre o Projeto Jogadas da Vida, que atende atualmente 200 mil crianças com dificuldades auditivas. Este foi um dos pontos altos do evento, onde todos ficaram muito emocionados com a sua exposição sobre o projeto, como foi sua trajetória como jogador, a doença que lhe acometeu, como reverteu em seu benefício e como pode, atualmente, ajudar outras pessoas, principalmente crianças.Maravilhoso!
Assistimos aos shows musicais de Seo Xico, violinista, dos músicos Rosina Santana, SP-Ramos e Marcos Antonio Fernandes Araújo.
Adriano Adiala, violinista e gaitista de fama internacional esteve imperdível e sempre que pode prestigia o Projeto Poemas à Flor da Pele, nesta noite acompanhou SP-Ramos e Dú Karmona em suas apresentações. Belo exemplo de generosidade.
Os poetas deram shows: Joel Oliveira com a poesia Alquimia, Jorge Esteves, Mavot Sirc, Vôgaluz Miranda, Makenzo Kobayashi, Ethel Naomi, Arturo Contreras OGringo da Cuíca e Neuza Pommer. Bárbaros em suas performanfes.
A Poemas à Flor da Pele é um movimento literário que agrega todas as manifestações artísticas: teatro, música, dança e está caminhando a passos largos para os seus 9 anos. Em outubro promete grandes novidades, em evento de rua, num momumento que está sendo restaurado, aguardem.
Estes momentos maravilhosos me arremetem sempre ao princípio da jornada:
Alguém acredita em meu sonho, Seu nome? Doroty Dimolitsas.
Soninha Porto
Poemas à Flor da Pele
heisoninha@gmail.com

Dora Dimolitsas (SP) e Soninha Porto (RS), escritoras e promotoras culturais do movimento Poemas á Flor da Pele
Rô de Souza Goldoni, escritora (Niterói/RJ)
Basilina Pereira, escritora, Brasília/DF
Noite de 22 de agosto de 2014 no CCSP
Da esquerda para a direita Reggina Moon (SP), Sigrid Spolzino (DF), Clau Silveira (RS), Soninha Porto (RS) e Telma Moreira (RJ), escritoras
Makenzo Kobayashi performance poética das boas (SP)
Telma Moreira, escritora (RJ)
Marcia Tigani, escritora (SP)
Julio Cesar de Souza, pianista, ex jogador, projeto Jogadas da Vida (SP)
Dú Karmona, escritora (SP)
Pinheiro Neto, escritor (SC)
Júlio Cesar de Souza, em mais um detalhe.
Mavot Sirc, performance poética das boas (SP)
Adriano Adiala, músico (SP)
Ivni Freitas, cantora (SP)
Jairo Alves escritor, web designer (SP)
músicos Bill Brasil, na guitarra, com Li Guariglia no teclado (SP)
detalhe do performista Mavot Sirc
5 Comentários
Saudades!!!
ResponderExcluirFoi realmente uma noite muito especial!!!Momentos assim, guardamos no coração e fico muito feliz em compartilhar desse trabalho feito com tanto carinho e competência por todos!Um grande beijo!
ResponderExcluirDepois de ler este belíssimo texto ,
ResponderExcluirsó me resta dizer que realmente Poemas é a força do amor total
e me sinto honrada em segurar com as duas mãos a bandeira da Poemas. E agradecer de coração a esta minha linda e querida amiga sonhadora Soninha Porto.
Dora Dimolitsas
Coordenadora da Poemas em São Paulo.
Ola queridos amigos...
ResponderExcluirMaravilha pura, arte mista.
Parabéns aos poetas e amantes das letras e afins.
Deixo meus aplausos e abraços a todos.
André Anlub
Fantástico momento!
ResponderExcluirPOEMEM-SE SEMPRE!
SEJAM BEM-VINDOS!